“Na dúvida a bola é do time da casa”. A regra da várzea que definiu o jogo entre São Paulo e Santos no Morumbi

Não faz muito tempo que Reinaldo, lateral esquerdo do São Paulo, soltou a seguinte frase durante uma partida: “na dúvida marca pro time da casa!”. Era um jogo do Campeonato Paulista, contra o Bragantino, no Morumbi.

Na ocasião a frase foi dita para o árbitro do jogo e viralizou por seu teor engraçado. Por mais estranho que possa ser, Reinaldo apenas reproduziu um jargão dos jogos de várzea, onde a pressão no juiz em caso de dúvida pode determinar ou não a posse de bola num lance duvidoso.

Ontem São Paulo e Santos jogaram no Morumbi. E como não poderia deixar de ser, a vitória são paulina deixou os santistas revoltados por conta do lance que originou o segundo gol. Um lateral quase no meio de campo foi o motivo de tanta reclamação.

O lance que gerou polêmica

Por mais que os comentaristas de arbitragem cravem, não dá pra saber com certeza absoluta se a bola seria do São Paulo ou do Santos. Foi uma disputa, uma dividida entre dois atletas e quem pegou a bola primeiro teve a preferência. No caso o são paulino Alisson, que cobrou rapidamente o arremesso lateral – autorizado pelo árbitro – e criou a jogada que culmiraria no lance de pênalti por conta de um toque na mão de outro jogador do Santos.

A dúvida é: a bola seria para o São Paulo ou para o Santos? E mais: quando Alisson pegou a bola para fazer o arremesso lateral ela já estava completamente fora do campo?

Alisson foi mais esperto e, seguindo o mandamento da várzea, cobrou o lateral com rapidez. E o árbitro do jogo apontou para o time da casa e mandou o jogo seguir.

É curioso como um lance tão banal – um lateral no meio de campo – tenha gerado tanta polêmica. O futebol, decidido nos detalhes, mostra que toda bola é importante. Que toda jogada, mesmo no campo de defesa, pode ser o início de um gol. E é por isso que o Santos reclama tanto de um lateral.

Faz parte do jogo, mas acho que a gritaria e a reclamação, neste caso, é um pouco exagerada.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s