Um Faixa Preta não vive procurando atalhos

“Vestir a roupa do Bruce Lee não faz de você um faixa preta”.

É dessa maneira que Mano Brown definiu alguns da nossa geração. Pessoal quer resultado rápido, mas poucos estão dispostos a treinar duro para alcançar os objetivos.

Hoje tudo parece fácil e rápido. Potencializado pelas redes sociais, estamos de olho em todos os movimentos. Só que não é assim que a banda toca.

Na internet, por exemplo, se você não é “famoso” pode comprar seguidores. Esse é o jeitinho. Está ao alcance de qualquer um, basta ter dinheiro. Mas e depois? Quem compra seguidores acha que está enganando quem?

Trabalhei com uma pessoa que fez isso. Ela não admitia, fugia do assunto, mas eu sei que ela comprou seguidores. Essas coisas a gente percebe quando entende do assunto.

Até entendo ela. Muitos profissionais estão sendo validados pela quantidade de seguidores que possuem. Na cabeça de muita gente, se você tem pouco seguidor é sinal que é um mau profissional.

Quando foi que criamos essas distorções? Não faz sentido nenhum pensar assim, mas é o que acontece.

Problema é que essa colega sabia que não tinha 50 mil pessoas acompanhando seu trabalho. 80% eram robôs indianos, chineses ou de qualquer outra parte do mundo. Vale a pena?

Se no início esse “jeitinho” ajuda, com o tempo ele destrói todas as possibilidades de construir algo mais consistente e elaborado.

Essa pessoa que usei como exemplo tem capacidade, talento e até currículo. Só que optou pelo caminho mais fácil. Escolheu um atalho.

Mano Brown está certo. No caso dela, trocou o kimono de luta por um jaleco branco. Não adianta querer enganar. Um faixa preta se constrói com dedicação e tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s