2022 já começou na sua empresa? Entenda a importância de um bom planejamento

2021 praticamente acabou. Navegando pelas redes sociais, mesmo em tempos de pandemia, o que se vê são fotos e vídeos das famosas comemorações de fim de ano entre funcionários e uma nítida desaceleração no ritmo de trabalho.

Convenhamos: o pessoal, nessa altura do campeonato, está mais preocupado com o churrasquinho, a cerveja gelada e o peru de Natal do que com as tarefas do dia a dia no trabalho. Não vamos discutir se é certo ou errado, mas é o que acontece nesses últimos dias do ano em muitas empresas.

Mas e 2022? O que você vai fazer com o ano que praticamente já chegou?

O planejamento do ano seguinte começa no ano anterior

Imagino que você esteja tranquilo quanto aos primeiros passos de 2022. Já sabe o que vai ser feito quando os funcionários voltarem da folga de fim de ano, as reuniões que serão marcadas com os objetivos mais do que claros e quais serão as metas para o próximo ano.

Só falta você me dizer que nada disso foi discutido e alinhado por aí.

É importante ter em mente que o planejamento precisa ser feito antes das ações. Eu não sou adepto de planos muito rígidos, que não dão margem para situações improváveis que possam surgir. Mas é inegável que nos últimos dias de 2021, com todos na empresa já pensando na folga de final de ano, você tenha minimamamente planejado as ações para quando as atividades voltarem ao normal.

Tem uma frase do Camilo Coutinho que eu gosto bastante. Ele diz: “se você não planejar, você planejou falhar”.

O Coutinho fala pensando em vídeos e canais de Youtube, já que é ele é estrategista de vídeo marketing. Mas ela serve para empresas que atuam nos mais diversos mercados. Faz todo sentido.

“Se você não planejar, você planejou falhar”

Planejamento é importante mas não é gostoso de fazer

Eu sei que tomar cerveja na beira da praia é muito mais gostoso do que pensar nas ações e metas de 2022. Mas nem tudo na vida é feito de areia, cerveja gelada e sol escaldante.

Um bom planejamento exige dedicação. É preciso sentar na mesa, estar munido de papel e caneta e ter em mãos dados reais da empresa e do mercado para que boas decisões possam ser tomadas. Informação correta e organizada, hoje, é ouro para quem sabe trabalhar e quer crescer.

Planejar não é “achar” isso ou aquilo. É trabalho sério, dedicado a temas sensíveis que são relevantes não apenas para o presente, mas principalmente para o futuro da empresa. E é por isso que a análise dos dados e da situação geral são importantes.

Por mais que algumas coisas possam sair dos eixos em determinado momento, é preciso que se tenha o mínimo de estrutura para contornar problemas e continuar a caminhada com consistência. Nem tudo sairá como planejado, óbvio. Mas negligenciar o futuro não parece ser uma boa opção.

Você ainda tem uma última chance em 2021

Por mais atrasado que você esteja, tenha em mente que um planejamento precisa ser feito. É o famoso “antes tarde do que nunca”.

Separe um tempo na sua agenda e faça um bom planejamento para 2022. Leve em consideração diversas áreas da sua empresa: finanças, marketing, logística, produção, vendas e qualquer outra que seja relevante para o seu negócio.

Analise, veja o que você e sua equipe tem acertado ou errado em cada uma delas e comece a traçar planos e metas para o ano que vem. Só assim você vai ter um norte, um farol para te guiar em tempos tão sombrios como este que vivemos.

É isso ou navegar no escuro sem qualquer instrumento para auxiliá-lo. Você deve imaginar o que acontece com os barcos que navegam ao léu.

Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo. É só me procurar.

Feliz Ano Novo e planeje-se!


Assista o Micro Papo comigo e com a Ana Calixto clicando aqui embaixo

Você quais são?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s