As pessoas gostam do que é fácil. E não falo isso apontando para os outros, como se eu fosse alguém especial. Sou assim também. É muito mais fácil acreditar que a nossa vida vai de fato deslanchar ganhando na loteria do que pensando no trabalho duro a longo prazo.
Com o marketing digital acontece um fenômeno muito parecido. Como hoje é muito fácil e barato ter acesso a internet, passou a ser uma ferramenta usada em todo tipo de negócio. De uma grande empresa multinacional até um pequeno restaurante que vende marmitex numa esquina qualquer, de algum jeito essas pessoas usam a internet para promover seus produtos e serviços.
E é aí que mora o problema: as pessoas acham que é só colocar uma foto lá na rede social que o cliente vai chegar comprando tudo que for oferecido. E o pior: que essa é a melhor estratégia de marketing.
Marketing digital não faz milagre
Quem tem um pouquinho de noção sabe que não é bem assim. Alguns gurus, talvez na ânsia de vender seus cursos, propagam por aí que todos podem virar marqueteiros de primeira linha e que tudo é muito simples e fácil. Alguns pregam que, por simplesmente ter um celular em mãos, já deveríamos estar ganhando rios de dinheiro na internet. Bom, parece que não é bem assim que a coisa funciona.
Não existe marketing digital sem entender de marketing como um todo. O digital, ao meu ver, é só uma maneira de usar as ferramentas que a internet coloca em nossas mãos – e que são muitas. Mas não é possível entender de marketing digital sem conhecer a fundo as estruturas do marketing tradicional. É o que o grande professor Rafael Rez chama de “marketing raiz”.
E é por esse desconhecimento que as pessoas acabam se frustrando. Achando que tudo é muito rápido e fácil, criam uma conta numa rede social qualquer para vender seus produtos e, quando não conseguem, ficam chateadas achando que o problema é o marketing. Sabe o que é isso? Desconhecimento.
Eu não vivo num conto de fadas. E você?
A vida não é tão fácil assim. Por que seria na área dos negócios onde todo mundo está louco pra ganhar um pouquinho mais de dinheiro? Sério mesmo que você acreditou nesse papo?
Marketing é uma ciência que envolve o entendimento profundo dos clientes, do posicionamento da sua marca na cabeça das pessoas, do comportamento do consumidor quando ele está diante do que você vende, o seu produto e tantas outras variáveis. Eu também acharia ótimo que as coisas se resolvessem num picar de olhos. Ou melhor: se resolvessem apertando o botão “publicar” no Instagram ou Facebook.
Não queria ser o responsável por jogar esse balde de água fria na sua cabeça, mas acho que contar a verdade tem lá suas vantagens. Eu sei que você já sabia disso, mas queria dar uma chance pro guru que prometeu tantas coisas bonitinhas e fáceis que ficou moleza acreditar naquele discurso sedutor que ele propaga em vários anúncios na internet.
Sabe por que? O guru sim entende de marketing e sabe que você acredita em cada palavra que ele fala. E você, como é apenas um curioso, provavelmente cai no papo dele.
Se conselho fosse bom a gente vendia, mas…
Ainda dá tempo de mudar isso. Comece estudando de verdade sobre o seu negócio. Entender minimamente de marketing não é tão difícil assim, mas exige empenho e dedicação. Comece a pensar nos seus clientes, no que elas valorizam, de que maneira podem comprar o que você vende e, só a partir dessas informações, pensar em como ajudar essas pessoas com o que você pode entregar de melhor.
Não acredite mais no papo de dinheiro fácil, do 6 em 7 construído da noite pro dia. Se iludir dessa forma não vai te ajudar. Sinceramente? Pode até te atrapalhar, te jogar num beco sem saída que só vai gerar mais angústia e encher o seu caminho com frustrações.
Não sei se tenho essa liberdade, mas em uma palavra meu conselho pra você seria: se dedique de verdade. Só assim você vai vencer e mostrar pra toda essa gente que a construção do seu sucesso veio através de muito trabalho. Você já não é tão criança para se iludir com o mantra “basta acreditar que o cara lá de cima vai te dar”.
Deixe isso lá no passado. Até entendo que a Xuxa te iludiu quando criança, mas não fica bem, depois de adulto, continuar caindo nessas promessas vazias.